fontebiblioteca-multimidiabuscademografiadicasdownloadeconomia_e_produtividadeeducacaocalendariofonteinfraestrutura_urbana_e_sociallocallogo-longevidade-color logo-longevidade-simbolo-amplogo-longevidade logo-longevidade-simbolologo-longevidade-simbolologo-longevidade logo-longevidadelogo-sesilogo-sesilogo-sesi_new_oldlongevidade-produtividadelongevidade-produtividademenunossas-solucoesnoticiasplayprevidencia_socialpublicacoessaudesetateste-de-saudevideos

Notícia

Inovação

Segurança, saúde e inovação: equação de sucesso para as indústrias

Foto: Pexels

Percebeu a importância de investir na qualidade de vida dos colaboradores?

Para atender a essas demandas, o Sesi no Paraná combina dois conceitos que já fazem parte da rotina das indústrias: Inovação e Tecnologia. Eles são aplicados nos programas de segurança e saúde no trabalho desenvolvidos pela instituição.

A realização dos Exames preventivos in company, por meio das unidades móveis do Sesi; e ginástica laboral a distância são alguns exemplos.

Além desses, a gestão das informações de saúde e segurança dos trabalhadores pelas empresas representa uma grande ferramenta de orientação estratégica dos negócios, direcionando recursos e reduzindo os custos.

“A inovação no ambiente de trabalho gera uma série de oportunidades em diversas áreas. Na prevenção da saúde e segurança não é diferente. Há uma infinidade de opções e ferramentas que podem ser desenvolvidas e aplicadas no ambiente de trabalho tanto para a redução de riscos de acidentes e doenças do trabalho quanto para melhoria dos indicadores de eficiência das empresas”, explica Noélly Mercer, coordenadora do Centro Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade.

Esta inovação pode acontecer por meio do atendimento de programas legais focados no ambiente de trabalho e nos trabalhadores e, também por meio dos Programas focados na promoção da Saúde, dentro e fora das empresas. Isso garante a qualidade de vida dos trabalhadores e a competitividade das empresas.

Outra ferramenta para incentivar esta ação é o Edital de Inovação. Todos os anos, projetos que integram inovação, segurança e saúde no trabalho são submetidos, aprovados e aplicados nas indústrias parceiras do Sistema Fiep. “Incentivamos um ambiente de inovação. Nossa expectativa é que, ano após ano, cada vez mais projetos contemplem esse ponto tão importante para a produtividade: o cuidado com as pessoas”, finaliza Noélly.

Leia também: Gamificação da ginástica laboral. Conheça programa inovador de SSI