Foi aos 71 anos que a professora aposentada Jurema do Amaral Castro ganhou pela primeira vez brindes em um jogo de bingo. Em uma versão um tanto alternativa do jogo, idosos de diferentes regiões do país estão se reunindo através de uma plataforma de videoconferência na internet para participar do chamado Pandebingo.

A iniciativa faz parte do projeto Divertidosos, site criado em 2013 pelo aposentado Guilherme Gargantini e pela webdesigner Monika Dunko, que tem como proposta incluir digitalmente idosos. Foi depois de realizar um curso de informática para terceira idade que Gargantini – na época, com 73 anos –, decidiu que seus amigos também deviam se integrar à tecnologia.

“Hoje a tecnologia permite você conversar com o mundo inteiro, desde que você tenha acesso e conhecimento”, conta. Assim surgiu o Divertidosos, um espaço que Guilherme, hoje aos 80 anos, usa para promover eventos e conteúdos voltados para terceira idade.

“Nosso objetivo maior é a inclusão digital, porque a gente sabe o bem que a tecnologia faz”, afirma Monika. Eventos, passeios e encontros em Santos, no litoral paulista, passaram a fazer parte do projeto, visando a socialização do grupo.

Guilherme conta que mais de 50 pessoas participam das edições. “Tá sendo um sucesso estrondoso! A gente entrega as prendas e é uma alegria!”, conta. Os brindes são entregues na casa dos participantes seguindo todas as recomendações de higiene e segurança, sem que eles precisem sair de casa.

Combate à solidão – “Eu nem gosto de bingo”, relata Jurema. Ainda assim, foi convencida a participar depois que doou alguns de seus trabalhos de artesanato para as prendas da brincadeira. Ela acabou ganhando diversos brindes e participou de todas as edições seguintes.

“É bom porque você acaba vendo uma amiga que não via esse tempo todo. Quando ela ganha, você fica feliz.  A energia é muito boa, é fabulosa”, conta. Hoje, Jurema e a tia, de 87 anos, participam de todos os encontros, aos sábados.

“Essa iniciativa é tudo de bom!”, comemora Jurema. A idosa, que tem cinco netos, mantém contato com as crianças através de chamadas de vídeo. “Eu converso muito com outras pessoas… eu tenho filhos e netos, mas há pessoas que não têm ninguém, e pra eles o Divertidosos é tudo”.

Idosos na pandemia – Em maio, a ONU lançou um relatório com recomendações para proteger idosos durante a pandemia – eles são parte dos grupos de risco. Além do impacto imediato na saúde, o secretário-geral António Guterres afirmou que é necessário mais apoio social e esforços mais inteligentes para chegar às pessoas mais velhas usando tecnologia digital.