Foto: Pexels

O Sistema Fiesc/Sesi, Prefeitura e a Associação Empresarial, assinaram na manhã de ontem (13) protocolo de intenções para a construção do Programa Jaraguá + Saudável, que foi apresentado no auditório do Sesi para um grupo de aproximadamente 150 pessoas convidadas especialmente para o momento.

A iniciativa tem prazo de implantação de quatro anos, a partir de agosto de 2017, quando lideranças foram mobilizadas para conhecer a proposta do Blue Zones, quando técnicos e dirigentes da Blue Zones Project e da empresa Healthways discutiram amplamente sobre a possibilidade de o Município fazer parte dele.

A característica empreendedora, cultura associativista e bons indicadores de saúde, educação, cultura, bem-estar e segurança fez com que a cidade recebesse os técnicos da Healthways. A implantação, no entanto, não se viabilizou pela questão financeira, segundo explicou Jefferson Galdino, diretor regional do Sesi. O grupo, no entanto, continuou se reunindo e criou um projeto local, que ganhou respaldo do Sesi Nacional. Criaram-se os indicadores necessários, formaram-se dois comitês e, agora, com a apresentação oficial, busca-se a montagem das estratégias de comunicação e engajamento da comunidade.

Jefferson disse que Jaraguá do Sul, pelas características únicas e diferenciadas, tem tudo para a formação de um amplo programa focado na saúde, bem-estar e qualidade de vida, que deve elevar mais ainda a expectativa de vida de seus cidadãos. “Não estamos inventando nada, só precisamos articular tudo isso porque temos muita coisa boa que a própria comunidade local desconhece”.

Embora o protocolo de intenções tenha sido assinado por três entidades, o sucesso dependerá do engajamento de todas as entidades e da população. Isso ficou evidente nas falas durante o painel Jaraguá + Saudável, do qual participaram Giuliano Donini, prefeito Antídio Lunelli, Pastor Willian Bretzke (representando as igrejas), Anselmo Ramos (Centro Empresarial), comandante PM Andrade (segurança) e Fabrizio Machado Pereira (Sesi/SC).

Todos enalteceram a iniciativa e reforçaram que o projeto não é de grupos ou de entidades, é um projeto da cidade de Jaraguá do Sul, tendo como foco central a saúde e o bem-estar da população por meio de ações como mudança de comportamento e atividades saudáveis que resultem numa melhor qualidade de vida. O modelo criado para o Jaraguá + Saudável está centrado em três pilares: comer, mover e pertencer. A logomarca do programa foi criada sem custo pelo artista gráfica Luciano Martins.

Iniciativa precisa da participação e do compromisso de todos

O prefeito Antídio Lunelli comentou que a parceria firmada é uma grande oportunidade para superar os desafios e deixar o município mais saudável para a revolução da pirâmide etária, que vem se transformando ao longo dos anos, indicando mudanças no perfil demográfico. “Estamos numa fase de transformação, com menos natalidade e aumento da expectativa de vida. Ou seja, em breve, seremos um país de idosos. Precisamos estar atentos para esta transição e não perdermos nenhum detalhe. Esta parceria que estamos firmando hoje é de extrema importância para isso”, disse ele.

Antídio deu apoio total à iniciativa, mas revelou a sua preocupação com a continuidade nos próximos anos. Para isso, diz que é preciso compromisso de toda a sociedade, porque o Jaraguá + Saudável transcende de qualquer vínculo político, econômico ou social. “Ele é de todos nós, da nossa cidade”, reforçou.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário Cezar de Aguiar, em sua primeira visita após a posse, elogiou a iniciativa da comunidade jaraguaense, que continua dando exemplo de associativismo e de pioneirismo. “Os caminhos estão traçados para uma Jaraguá + Saudável, para aumentar a longevidade das pessoas e ser a primeira do Hemisfério Sul com esse título, além de servir de modelo para outras cidades”.

Também esteve presente à apresentação, Andrea Ferreira Leite, especialista na área de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas do Sesi Nacional. Veio especialmente de Brasília para o evento em Jaraguá do Sul.