Ensaios sobre o EnvelheSER
Foto: CRI Norte

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) iniciou em 2016 um evento mensal, intitulado Ensaios sobre o EnvelheSER.

O envelhecimento é marcado por estereótipos que se criam em torno do idoso pela coexistência de diferentes visões a respeito. Com isso, reforçando a imagem negativa que se tem da velhice. A escassez de informações tem auxiliado na manutenção de preconceitos e mitos. Consequentemente, causando problemas associados ao cotidiano nessa etapa da vida.

O processo de envelhecer é bem heterogêneo e pode ser vivido diferentemente através dos aspectos biológicos, sociais, psicológicos e culturais. As histórias de vida dos idosos revelam ganhos e não apenas limitações, apesar da convivência com doenças e agravos.

A partir desse contexto, pretende-se refletir sobre as diversas implicações e significados relacionados ao envelhecimento na sociedade. Aproveitando a oportunidade para compartilhamento e intercâmbio de conhecimentos advindos das subjetividades dos participantes. Para compreender as mudanças sociais que alteraram radicalmente o contexto de vida ao longo das décadas, devem-se valorizar os diversificados saberes e ensinamentos dos idosos, levando a reinterpretações sobre essa realidade.

Por meio de uma programação interativa, as discussões permearão por assuntos relacionados à idade, suas posições sociais e os significados particulares do envelhecimento em diferentes contextos históricos, filosóficos e culturais.

Inscreva-se no evento Ensaios sobre o EnvelheSER, clicando aqui.

Saiba mais acessando o site oficial Ensaios sobre o EnvelheSER.

Ensaios sobre o EnvelheSER