Longevidade

Estudo aponta que ser uma pessoa positiva faz com que você tenha mais anos de vida.

Ser uma pessoa otimista pode aumentar a sua longevidade, de acordo com um estudo publicado no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) no mês de maio. Aqueles que são positivos alcançam uma longevidade maior, chegando à idade de 85 anos ou mais, independentemente do status socioeconômico, condições de saúde, integração social ou hábitos de vida (alimentação, tabagismo e consumo de álcool). Confira mais informações!

Realização do estudo

Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos que avaliaram mulheres e homens por um período de 10 ou 30 anos. De 2004 a 2014, mulheres com idade média de 70 anos avaliaram seu otimismo por meio de questionários. Para homens com idade média de 62 anos, foram realizadas avaliações otimistas de 1986 a 2016.

Assim, os resultados mostraram que o grupo de mulheres mais otimista viveu quase 15% a mais, enquanto os homens viveram 11% a mais no cenário mais otimista. No geral, os participantes com os níveis mais altos e mais baixos de otimismo tiveram chances de 1,5 para mulheres e 1,7 para homens mais propensos a viver até os 85 anos ou mais.

Suspeitas da relação de otimismo e longevidade

A pesquisa mostra que é possível alcançar um envelhecimento saudável e resiliente cultivando ativos psicossociais como o otimismo, se mostrando um resultado animador. Ainda assim, o principal autor do estudo disse que a relação entre otimismo e longevidade não é clara, mas acredita que essas pessoas são melhores em lidar com o estresse.

Características marcantes de pessoas que são otimistas

Onde há fracassos, há aprendizado

Aqueles que são otimistas compreendem a existência dos erros, ambiguidades, desafios que não foram cumpridos e objetivos que não foram alcançados ainda. Porém, nenhuma dessas situações indica um sinal de fracasso para essas pessoas. Assim, é sua capacidade de ver o lado bom das coisas e se esforçar para melhorá-las que as torna otimistas.

Motivam a si mesmas

A motivação é “avançar” apesar dos obstáculos. Por isso, o foco é seguir em frente e manter o olhar fixo em uma meta ou objetivo que deseja. Além disso, uma das características dos otimistas é que eles têm em mente que a força para permanecer na luta só depende deles.

Cultivam a si mesmas

Outro ponto importante é que ninguém pode ser verdadeiramente otimista até trabalhar o autoconhecimento. Logo, deve-se aprender mais, perdoar seus erros e dar o valor que suas realizações merecem.