Produtos e serviços voltados para a idade que mais fazem falta são cursos, itens de vestuário e alimentos para necessidades específicas, diz pesquisa.

Foto: iStock, Getty Images

Mais da metade dos consumidores brasileiros (57%) com mais de 50 anos afirma que seus interesses não são correspondidos pelas marcas. A informação foi revelada em um estudo elaborado pelo Hype60+ em parceria com a Mind Miners.

De acordo com o levantamento, a maior queixa dos que se consideram “invisíveis” citam a falta de cursos em geral. O item, citado por 55% dos entrevistados, não foi surpreendente, conforme relata a coordenadora do estudo, Layla Vallias.

“Quando essas pessoas maduras começam a ter mais tempo, elas pensam em voltar a estudar para se atualizar”, afirma Layla, que menciona as linguagens específicas como maior dificuldade na tentativa de estudar algo novo.

O percentual dos que sentem falta dos cursos é seguido por itens de vestuário (47%) e alimentos que atendem uma necessidade específica (42%). A coordenadora do levantamento diz que o dado referente ao vestuário “assusta” por se tratar de um produto básico.

“Em roupa, geralmente são as mulheres que reclamam muito porque elas se sentem invisíveis. Quando chegam às lojas, elas encontram roupas para jovens ou é aquela roupa de ‘velhinha’, na qual elas não se reconheces. […] Com a menopausa, muitas mulheres começam a ter uma barriguinha e as modelagens das jovens e das velhinhas não atendem aos requisitos”, afirma Layla.

Há ainda aqueles que se queixaram sobre a ausência de serviços de turismo voltados para a idade (37%), cursos de idioma e intercâmbio (34%), soluções para acessibilidade da casa (32%) e itens de beleza (30%).

 Busca online

O levantamento aponta ainda que, quando saem em busca por algum produto novo que nunca compraram antes, cinco em cada quatro brasileiros com idade acima de 50 anos optam pelo Google (85%) e sites especializados (83%).

Parte dos entrevistados também afirmaram recorrer a amigos e familiares (68%), lojas online (59%) e sites de comparação de preços (42%). As lojas físicas aparecem mencionadas por apenas 39%, à frente apenas das redes sociais, escolha de 26% dos consultados.

Apesar de já utilizarem a internet para pesquisar a respeito dos itens que desejam adquirir, menos da metade dos com idade acima de 50 anos dizem fechar negócio em lojas online. A maioria dos listados nesta categoria tem receio de informar dados do cartão de crédito (74%).

O estudo sobre os hábitos consumo da maturidade foi realizado entre os dias 16 e 31 de janeiro de 2018 e ouviu 863 pessoas com mais de 50 anos. Entre os entrevistados, 82% eram do sexo feminino e 59% tinham idade entre 50 e 59 anos.