Abril Verde
Foto: Abril Verde

Atualmente, o Brasil se encontra em 4º lugar no ranking de países com maiores índices de ocorrência de acidentes de trabalho. A fim de melhorar esta realidade, foi criado o movimento denominado Abril Verde, isto é, foi idealizado na busca de favorecer o trabalhador no que tange a sua saúde e segurança, consequentemente, melhorar o retrato do Brasil neste quesito.

Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morrem todo ano, devido a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, o número é alarmante também para os casos de ferimentos graves, são 860 mil pessoas por dia que sofrem ferimentos de diversos tipos no mundo.

É importante lembrar que os números são altos e cada um deles representa uma vida, tal como afeta muitas pessoas, isto é, familiares, amigos, colegas de trabalho, gestores, etc.

Estes dados afetam toda uma sociedade, inclusive em termos financeiros, isto é, pode-se chegar a 7 trilhões de dólares gastos com despesas diretas e indiretas relacionadas à acidentes e doenças ocupacionais.

Porque abril verde?

Antes de tudo, é importante explicar que o abril verde se trata mais de um movimento do que uma campanha, pois a ideia de movimento inclui mais práticas e ações do que apenas conscientização.

Foi escolhido o mês de abril para marcar o movimento, devido a duas datas importantes relativas ao assunto, uma das datas é o Dia Mundial da Saúde, celebrada em 7 de abril, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o conceito de saúde como um completo bem-estar físico, mental e social.

A outra data é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrada no dia 28 de abril, escolhida em homenagem às vítimas de um acidente ocorrida em uma mina do estado da Virgínia, nos EUA, que aconteceu no ano de 1969 e matou 78 trabalhadores.

Em relação à cor que marca o movimento, foi eleita a cor verde por esta relacionada aos cursos da área de saúde e representar a segurança do trabalho. Vale destacar que o mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas que as ações e a conscientização devem perdurar todo o ano, em busca de melhorar a segurança e a saúde no trabalho.

Objetivo do abril verde

Diante do alto índice de ocorrências de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o SINTESPAR (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná) fez nascer o movimento abril verde, que tem como objetivos:

  • Conscientizar a população sobre a segurança e saúde do trabalhador;
  • Redução dos acidentes de trabalho;
  • Debater responsabilidades entre gestores e governos;
  • Avaliar riscos;
  • Avaliar o comportamento dos cidadãos dentro e fora do trabalho;
  • Promover a qualidade de vida no trabalho;
  • Promover a cultura de prevenção;
  • Engajar a sociedade;
  • Promover ações e manifestações.

Ações do abril verde

São realizadas diversas atividades durante todo o mês de abril, dentre elas estão palestras, eventos, caminhadas, distribuição de material e qualquer pessoa pode se engajar no movimento abril verde para contribuir com diversas ações. Veja abaixo como participar:

  • Elaborar panfletos, cartilhas e distribuí-los gratuitamente na comunidade, nas empresas e nos eventos;
  • Promover palestras e eventos nas empresas, nas escolas, nas ruas, etc;
  • Promover parcerias criando uma rede cada vez maior, buscando contato com sindicatos e órgãos públicos, por exemplo;
  • Utilizar as redes sociais como ferramenta de disseminação, pois as mesmas proporcionam maior alcance do movimento, tanto para informar sobre os eventos, como para o compartilhamento de informações;
  • Fixar cartazes e faixas em locais permitidos e de boa visibilidade, para divulgar o movimento;
  • Inserir a cultura da prevenção no dia a dia, através de atitudes corriqueiras, diálogos individuais, contribuindo com a conscientização através das relações interpessoais;
  • Informar às pessoas sobre o abril verde, isto é, comentando com a família, amigos, colegas e assim por diante.

Quanto mais pessoas e empresas engajadas no movimento, maior será a repercussão e com isso, melhores serão os resultados. Afinal, é preciso conscientização para que haja prevenção e assim, mais segurança e saúde no trabalho.