Foto: G1

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) realizou, de 11 a 14/9, a Semana da Saúde no Fórum do Trabalho de Curitiba, com o tema “Longevidade e Trabalho”. Durante os quatro dias, os convidados participaram de palestras, oficinas e avaliação física e nutricional.

Buscando formar uma cultura de prevenção às doenças relacionadas ao trabalho, o TRT9 deu início ao evento com um café da manhã para os que estavam presentes. Na ocasião, as nutricionistas do Serviço Social da Indústria (SESI) realizaram uma palestra sobre hábitos alimentares saudáveis.

No segundo dia, aconteceu a oficina “Prevenção de Doenças Crônicas”, que tinha o objetivo de esclarecer sobre os diversos componentes, aditivos e substâncias presentes nos alimentos processados ou industrializados. Sabendo o que cada produto contém ou utiliza para ser fabricado, fica mais fácil evitar doenças crônicas não transmissíveis.

Nessa oficina os participantes se dividiram em grupos e deveriam avaliar se os produtos eram menos ou mais saudáveis, de acordo com o rótulo. Depois as nutricionistas explicaram o que significava cada um daqueles ingredientes descritos nas embalagens.

Já no terceiro dia, cerca de 30 servidores receberam serviços de avaliação física e nutricional, exames de pressão arterial e glicose. Além de medirem peso e altura.

E para encerrar o evento, que contou com o apoio da ANAJUSTRA, foram realizadas as palestras “Estilo de vida e longevidade saudável” e “Longevidade Produtiva”, ministradas pelo professor William Serrano Smethurst, da Universidade de Pernambuco. O docente destacou que o principal fator para uma vida longa e saudável é o estilo de vida que se leva, ou seja, os hábitos cotidianos.