Viver mais tempo e envelhecer com saúde são dois desafios constantemente enfrentados pela medicina e pela ciência, que já conseguiram grandes avanços. O declínio da taxa de fecundidade associado à expansão da expectativa de vida levará o Brasil, nas próximas duas décadas, a ter mais idosos do que crianças vivendo em seu território. Até 2060, a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de que, a cada quatro brasileiros, um será idoso.

A partir de 2030, haverá mais idosos do que crianças vivendo no Brasil, evidência de uma trajetória de envelhecimento populacional que se percebe mais real a cada ano que passa. Em 2010, a porcentagem da população com 65 anos ou mais não ultrapassava os 7,3%. Em 2030, na próxima década, será o dobro disso. Portanto, a sociedade precisa se preparar para acolhê-los.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) as mudanças necessárias são três: tornar as cidades amigáveis aos idosos; realinhar os sistemas de saúde às necessidades do idoso e desenvolver sistemas de cuidado de longo prazo, que possam reduzir o uso inadequado dos serviços de saúde.
Com o surgimento de novas tecnologias, acesso a informações, e educação continuada, identificamos formas de prevenção e diagnóstico precoce de diversas patologias.

A médica da Equipe de Medicina Geriátrica da Rede Mater Dei de Saúde, Marayra França, conta que essa preocupação em viver mais é consequência da mudança de mentalidade dos idosos: “Para viver mais tempo e com saúde é importante manter-se em movimento, praticando alguma atividade física diária, ter uma alimentação saudável e sem excessos, assim como fazer os check-ups médicos com visita regular ao seu Geriatra. O nosso idoso de hoje quer viver muito e bem!” A médica acrescenta que, devido ao envelhecimento populacional célere e intenso, foi criada uma nomenclatura: os muito idosos. “Essa classificação abrange pessoas de 85 anos ou mais, que nesse momento, são a nossa prioridade. Por isso, é importante que tenham um auxílio multidisciplinar, para que melhorem sua saúde e disposição e continuem com vontade de viver”.

Como envelhecer bem?

Para envelhecer bem, é preciso viver bem! Por isso, fique atento a algumas dicas:

  • Realizar exames periódicos para diagnosticar precocemente e tratar as doenças e suas complicações, seguindo de forma correta as orientações do seu médico;
  • Manter uma alimentação saudável: comer peixes, frutas, saladas, castanhas, azeite, e reduzir frituras, açúcar, sal e carboidratos em geral;
  • Não fumar nem beber em excesso;
  • Praticar regularmente atividades físicas;
  • Manter-se ativo socialmente e manter a capacidade funcional, isto é, a capacidade de exercer as atividades do seu cotidiano.