Foto: FIEP

“Investir na saúde do trabalhador é movimentar a produtividade da indústria”. É com esta frase que o Sesi no Paraná vem mudando uma das práticas mais tradicionais nas empresas: a ginástica laboral. Se antes ela ficava restrita à presença física de um profissional nas dependências da empresa, agora conta com a tecnologia como ferramenta de apoio.

Com aplicativo, game e aulas a distância em tempo real, o Movimente-se + é um programa que reflete a essência do Sesi. Combina segurança, saúde e inovação. O formato de ginástica laboral foi atualizado, distribuído em plataformas online e agora leva às indústrias novas possibilidades para cuidar do capital humano. “Além de promover a atividade física no ambiente de trabalho, o pacote de soluções do Movimente-se + tornou a prática muito mais acessível. Utilizamos a tecnologia como ferramenta de aproximação, combinando aulas online, game e aplicativo”, conta Aline Lima, coordenadora de Segurança e Saúde do Sistema Fiep.

Gamificação na ginástica laboral

O principal objetivo do programa online é aumentar o engajamento das indústrias no cuidado com os colaboradores. Com plataformas interativas, o Sesi no Paraná desenvolveu um game com captação de movimento. A ideia é aumentar a adesão dos trabalhadores na prática de atividades físicas. “Acreditamos muito neste formato porque ele envolve as pessoas, que podem perceber sua evolução na rotina de exercícios, desafiar outros jogadores e transformar a atividade em um momento lúdico e interativo”, detalha Aline. O game, composto por software e dispositivo kinnect, fica à disposição da empresa e pode ser utilizado pelos colaboradores nos horários de alongamento, ginástica ou descanso.

O Sesi no Paraná estendeu o game para o aplicativo Movimente-se +, que conta com outras funcionalidades: contagem de passos, controle de ingestão de água, dicas para alimentação saudável, calculadora de alimentos e vídeos exclusivos e desafios entre equipes.

Atividades são acompanhadas por profissionais especializados

A gamificação da ginástica laboral é só um dos pilares da inserção da tecnologia na área de segurança e saúde para a indústria. O Sesi no Paraná também aproveitou a experiência do Sistema Fiep em ferramentas de Educação a Distância para incluir a atividade física como “disciplina do trabalho”. O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – faz parte do pacote de soluções do Movimente-se +, trazendo um portal educativo sobre saúde.

“Na proposta do Movimente-se +, 75% das aulas são realizadas de forma online, ministradas por um professor de Educação Física em tempo real. Os demais 25% têm a configuração tradicional, com o professor presente na empresa”, detalha Aline Lima. A coordenadora explica que o AVA pode ser acessado via computador ou aplicativo e contém uma série de informações sobre saúde que complementam o trabalho. “Temos fóruns de discussão, vídeos e outras formas de interação entre alunos e professores. Promovemos a atividade física no ambiente de trabalho e incentivamos os cuidados com saúde de forma extensiva, em vários momentos da rotina do trabalhador”, aponta Aline.

Uma nova opção de Promoção da saúde para as indústrias

A iniciativa inovadora do Sesi no Paraná torna os investimentos em SSI muito mais acessíveis para empresas de todos os portes. “A implantação tem um custo reduzido, a empresa só precisa ter uma estrutura básica, como televisão e notebook”, destaca Aline. “De forma pioneira, o Sesi no Paraná conseguiu unir inovação e tecnologia para atender a necessidade das indústrias de melhorar a atratividade, engajamento e adesão dos trabalhadores nas ações de promoção da saúde. Nosso objetivo agora é capilarizar este trabalho por todo o Estado. Trabalhadores mais saudáveis são mais produtivos e mais felizes”, finaliza.

Leia também: II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano irá discutir os impactos do envelhecimento da população