Foto: Perzonseo VisualHunt

O volume 6 da coleção “Temas Avançados em Qualidade de Vida” publicado pela ABQV traz textos inéditos escritos pelos especialistas dos centros de inovação em saúde e segurança do Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se de uma contribuição para a atualização, reflexão e ampliação do escopo de atuação em temas relevantes selecionados.

O primeiro capítulo aborda os novos conceitos, princípios e práticas de prevenção da incapacidade e contribuem para enfrentar a problemática dos afastamentos e do retorno ao trabalho.

No capítulo sobre “longevidade saudável”, os autores buscaram revisitar as principais discussões teóricas sobre o tema, além de apresentar os novos desafios à Saúde e Segurança no Trabalho (SST) no que se refere à longevidade e ao envelhecimento da população.

O capítulo sobre “ergonomia” ressalta que, devido às exigências de mercado e à competitividade das empresas, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de métodos que possam contribuir para a melhoria das condições de trabalho, garantindo a qualidade dos serviços e a sustentabilidade das organizações.

O capítulo sobre “higiene ocupacional” apresenta aspectos pouco conhecidos ou discutidos no ambiente corporativo e ressalta o seu conceito em que se busca antecipar, reconhecer, controlar e prevenir os riscos ocupacionais com potencial para afetar, de qualquer forma, o bem-estar dos trabalhadores.

O capítulo sobre as “tecnologias para a saúde” discute a inovação em saúde e segurança no trabalho, uma vez que a tecnologia digital promete revolucionar o processo de produção industrial, em termos de impacto, escalabilidade, redução dos custos, aplicabilidade e ampliação das oportunidades de receita, sobretudo quanto aos modelos preditivos, enquanto solução para a gestão em saúde nas empresas brasileiras.

Leia também:  Longevidade traz inovação a serviços

A viabilidade dos investimentos em saúde e segurança e o retorno proporcionado é discutido no capítulo que aborda a “economia para a saúde e segurança no trabalho”, onde os autores destacam que as organizações, não apenas em períodos de recessão e de crise econômica, buscam melhorar sua competitividade e visam à manutenção do seu mercado e à sustentabilidade da sua marca.

Finalmente, o capítulo sobre “fatores psicossociais” aborda um tema que tem se revelado cada vez mais relevante na gestão em saúde nas empresas. Os autores abordam, particularmente as questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho, a importância de se abordar os fatores psicossociais no trabalho, o cenário da saúde mental no Brasil e no mundo e as necessidades futuras na gestão de tais fatores.

Clique aqui para baixar!