Matéria irá mostrar funcionalidades e benefícios do aplicativo Indústria Acessível, desenvolvido pelo Sesi no Paraná

O trabalho contribui para a autoestima e confiança do ser humano, além de ser fator fundamental no desenvolvimento econômico de uma sociedade. Ele proporciona aprendizagem, conhecimento, autonomia e transformação. Para as pessoas com deficiência, o processo e o significado do trabalho não são diferentes.

Para orientar as indústrias e facilitar o processo de inclusão de pessoas com deficiência, com foco na segurança, saúde e produtividade dos trabalhadores, o Sesi no Paraná, por meio do Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, criou a consultoria e o aplicativo Indústria Acessível. O projeto foi tema de reportagem gravada pelo Canal Futura no Campus da Indústria, em Curitiba, que será exibida em breve na programação do canal.

Apoio à diversidade e inclusão é tema de reportagem do Canal Futura

Indústria Acessível

O aplicativo foi desenvolvido a partir do Edital de Inovação para a Indústria e faz o mapeamento da acessibilidade nas empresas. O app é utilizado pelo engenheiro de segurança que realiza a coleta dos dados da estrutura/arquitetura da empresa, como vagas de estacionamento especiais, existência de rampas e guias rebaixadas, altura e disposição de móveis e equipamentos, entre outros aspectos. Também são coletados os dados das atividades executadas pelos colaboradores.

Esses dados são enviados a uma plataforma web sincronizada ao aplicativo, que sinaliza a conformidade dos espaços às normas de acessibilidade, além de indicar quais funções podem ser desenvolvidas nos postos de trabalho analisados. Como resultado, a ferramenta entrega relatórios de mapeamento de acessibilidade e de postos de trabalho mais precisos e num tempo 50% menor se comparado às metodologias tradicionais.

Em conjunto com o trabalho realizado pela consultoria, o aplicativo Indústria Acessível auxilia as indústrias no cumprimento da legislação e, principalmente, na construção de uma cultura de valorização das qualidades do trabalhador e da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.