Saúde

Você já ouviu falar nas Zonas Azuis? Trata-se das cinco regiões com as maiores concentrações de pessoas centenárias do mundo, e boa parte dessa longevidade ocorre graças aos alimentos majoritariamente consumidos em tais lugares.

Sardenha, na Itália, Okinawa, no Japão, Icária, na Grécia, Nicoya, na Costa Rica, e Loma Linda, nos Estados Unidos, compõem as Zonas Azuis. E apesar de a alimentação variar em cada região, pode ser útil descobrir quais são alguns dos produtos mais consumidos pelos centenários do planeta. Saiba agora com informações do “Eat This, Not That!”.

Abacate

Os abacates, que carregam consigo uma longa lista de benefícios para a saúde, são um alimento básico para a comunidade de Loma Linda, na Califórnia. Além de serem úteis na redução do colesterol e conterem 30% mais potássio do que as bananas — de acordo com um estudo do “National Geographic” —, os frutos também ajudam a controlar o peso e diminuir o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

Feijão

O feijão fornece ótimas quantidades de fibras e outros nutrientes que ajudam a combater doenças. O feijão-fradinho, por exemplo, é parte da dieta diária em Icária, e possui propriedades anticancerígenas, antidiabéticas e saudáveis ​​para o coração.

Da mesma forma, é costume consumir feijão-preto diariamente na Península de Nicoya, muitas vezes com arroz e tortilhas de milho. O feijão preto tem grandes quantidades de fibras e antioxidantes e é conhecido por ajudar a controlar o diabetes, prevenir o câncer e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Alho

Consumido em larga escala em Okinawa, o alho é um dos medicamentos mais poderosos da natureza. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são conhecidas por ajudarem a prevenir cânceres, diabetes e doenças cardiovasculares.

Batata

Também parte da dieta diária de Okinawa, a batata-doce roxa contém antocianinas, fitoquímicos conhecidos por ajudar a prevenir doenças. A raiz também é rica em vitamina A, B6, C, potássio e fibras.

Da mesma forma, a batata-inglesa pode ajudar a controlar e prevenir o diabetes e a manter os níveis de pressão arterial baixos, e é muito consumida em Icária.

Azeite de oliva

Grande estrela da culinária grega, o azeite de oliva é muito amado pela população de Icária e pode ajudar a controlar o peso, diminuir a pressão sanguínea, reduzir o risco de cânceres e contribuir para a saúde geral com suas propriedades anti-inflamatórias.

Salmão

O salmão contém altos níveis de ácidos graxos ômega 3, que beneficiam a saúde do coração e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, além de ajudar a reduzir os níveis crônicos de inflamação.

Pão de fermentação natural

Feito com trigo integral e lactobacilos vivos, o pão de fermentação natural é especialmente consumido na Sardenha. De acordo com o “National Geographic”, a forma como ele é assado na região ajuda a transformar açúcar e glicose em ácido lático, reduzindo o índice glicêmico. Isso significa que comê-lo aumenta a sensação de saciedade sem elevar os níveis de açúcar no sangue.

Tomate

Também amado pelos sardenhos, o tomate contém licopeno, antioxidante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e sua capacidade de baixar a pressão arterial, reduzir o risco de síndrome metabólica e derrame, além de melhorar a saúde do coração.

Vinho tinto

De acordo com o site oficial das Zonas Azuis, muitas pessoas nessas regiões ingerem cerca de dois cálices de vinho tinto por dia, e estudos confirmam que a bebida pode ser benéfica para a saúde do coração devido ao seu teor de antioxidantes e polifenóis. No entanto, assim como com qualquer bebida alcoólica, a moderação é fundamental.