
No dia 17 de outubro, palestrantes internacionais discutirão sobre a construção da resiliência face à Revolução da Longevidade durante o Simpósio Internacional da Longevidade que ocorrerá no auditório do novo Centro Integralidade do Iamspe em São Paulo. O principal objetivo deste Simpósio é compartilhar e intercambiar ideias, saberes, inovações, experiências e avanços do conhecimento sobre o papel da resiliência em enfrentar os desafios consequentes do aumento da longevidade no contexto da IV Revolução Industrial.
O tema da resiliência ao longo do curso de vida oferece uma reflexão crítica sobre os temas já abordados nos últimos quatro anos do Fórum Internacional, todas elas baseadas no marco político do “envelhecimento ativo” como quadro teórico e prático estruturante da ação social; na perspectiva de “curso de vida”, decisiva para o bem estar em todas as idades, em especial na velhice; no enfoque “amigo do idoso” como estratégia de implementação de políticas de envelhecimento ativo em seus quatro eixos: saúde, aprendizado ao longo de toda a vida, participação e segurança (proteção); e na “cultura do cuidado” como prática presente durante a vida e indispensável para a fase de fragilidades, quando é preciso ir além de promoção e prevenção.
O Simpósio Internacional conta com apoio da Bradesco Seguros e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos. Parceiros do evento são o Iamspe e a Universidade Aberta à Terceira Idade da USP.
HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA!
Programação
08:30 Credenciamento do público e entrega dos fones para tradução simultânea
09:00 Boas vindas e introdução
09:10 Apresentação Gabrielle Kelly
09:50 Apresentação Jos de Blok
10:30 Coffee Break
11:00 Apresentação Daniel Sancho
11:40 Debate mediado por Alexandre Kalache
12:30 Encerramento
Organização: Centro Internacional de Longevidade Brasil e Iamspe
Apoio: Bradesco Seguros, Consulado Geral do Reino dos Países Baixo, Universidade Aberta à Terceira Idade USP