O Fórum da Longevidade tem por objetivo a discussão e formação de lideranças para assuntos que permeiam o processo de envelhecimento, propondo a discussão com expoentes de nível nacional a fim de incentivar a integração social, melhorias em condições de vida, e ressignificar o processo do envelhecer.

O sub tema “Desafios da Diversidade para o Envelhecimento”, tem por finalidade trazer a percepção de segmentos distintos, na construção de uma longevidade que respeite a pessoa idosa frente a sua diversidade. A discussão pretende ampliar o olhar de respeito às diferenças, desconstruir a imagem exclusiva de fragilidade que a pessoa idosa carrega, e estimular o envelhecimento ativo, bem como as políticas de planejamento no município, vislumbrando a articulação e transversalidade apresentada por esta demanda.

 

Programação

• 21 de novembro

» 19:00 às 19:30 – Credenciamento

» 19:30 às 20:00 Abertura – (450 vagas)

Secretária da Mulher – Aracy Adorno Reis e Gerente da Pessoa Idosa – Carol Camotti

» 20:00 às 21:30 – Palestra Magna (450 vagas)

Dra. Claudia Fló – Coordenadora da saúde do idoso da Secretaria de Estado da Saúde e Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


Palestra “Envelhecimento Ativo”

O que é ser velho no mundo de hoje? E qual o panorama geral do envelhecimento?

Dra. Claudia Fló, irá explanar sobre o envelhecimento ativo, passando a experiência de São Paulo, na construção da política pública, diante dos pilares de Participação, Saúde e Proteção propostos no Cidade Amiga do Idoso da OMS – Organização Mundial da Saúde.


• 22 de novembro

» 9:00 às 9:30 – Palestra de abertura (450 vagas)

Olivier Terreault – Empreendendor social, palhaço terapêutico, especialista em pacientes com demência


Palestra “A Longevidade e a Reinvenção”

Como lidar com as grandes mudanças que a vida nos coloca? Como enfrentar o futuro quando tudo está caindo?

Qual o significado do fracasso em nossas vidas? Fazer da crise, um momento de reinvenção, é o grande desafio da resiliência.

Olivier Terreault abordará temas universais sobre a maturidade e liderança através do olhar multidimensional do palhaço, em busca de serenidade e propósito no processo do envelhecer.

» 9:30 às 11:30 Mesa de discussão (450 vagas)


Mesa de discussão “Desafios da Diversidade para o Envelhecimento”

A mesa tem por finalidade trazer a percepção de segmentos distintos, na construção de uma longevidade que respeite a pessoa idosa frente a sua diversidade. Para esta atividade contaremos com a contribuição de todos os palestrantes de fora, e diversos atores do nosso município, na intenção de discutir os desafios para os próximos anos.