A todo o momento estamos recebendo novas informações sobre a COVID-19. Todas as mídias, Facebook, Instagram, WhatsApp, redes de televisão  e sites de notícias estão enviando uma série de comunicados, reportagens e pronunciamentos que têm o objetivo de esclarecer e orientar, mas que em alguns momentos podem nos confundir em relação ao que é verdadeiro.

Esse “turbilhão” de informações pode afetar nossa saúde mental, nos deixando ansiosos e confusos, emoções que nos fragilizam. Você, enquanto líder, poderá ser questionado sobre a sua visão, opinião, em que você acredita.

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Como um líder pode gerenciar a informação

Por tudo ser muito novo para todos, as indústrias estão construindo estratégias para comunicar aos seus profissionais como gerenciar a pandemia. Esteja inteirado das estratégias e posturas da sua organização e procure, junto aos seus colegas líderes, estabelecer um padrão para as informações. Nesse momento, sermos fiéis à informação coorporativa ajudará a gerar uma sintonia e reduzirá a ansiedade de todo o grupo.

As diversas mídias estão produzindo muitas notícias. Esse é um dos papeis da comunicação em massa. Mas cabe a você saber filtrar as informações. Procure informações de especialistas, com conhecimento sobre o tema e que sejam da sua confiança. Sites e comunicados oficiais também podem ajudar. Isso o ajudará a informar a sua equipe e a deixá-los mais seguros.

Estimule a sua equipe a fazer pausas ao assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo mídias sociais. Ouvir sobre a pandemia repetidamente pode ser perturbador, até porque as informações podem ser contraditórias. É Importante que você também mantenha o foco no trabalho. A concentração nas atividades profissionais é aliada.

Todos nós também somos “comunicadores”. Quando for dialogar com alguém da sua equipe ou com um colega sobre o tema, procure ser responsável com o que fala. Se for uma questão que não tem certeza por ser algo técnico sobre a COVID-19, diga que não sabe. Lembre-se que você é uma referência enquanto líder e uma opinião sua será considerada como relevante pela sua equipe.

O WhatsApp nos possibilita distribuir informação para muitas pessoas e com muita rapidez, por isso procure repassar informações que você esteja seguro da fonte e da veracidade. Esse pode ser um importante veículo de comunicação com a sua equipe para reforçar a importância de sermos realistas, mas sem pânico.

Você verá que ao conversar com alguém e perceber que de alguma forma o ajudou, você também se sentirá mais seguro e tranquilo. E isso contagiará toda a sua equipe com um sentimento de coesão.