Foto: Vanzolini/Divulgação

Soluções para indústria 4.0 começam a ser pensadas pelo Centro de Inovação Longevidade e Produtividade (CIS LP), do Sesi PR. O projeto consiste em mapear, em estudos de referência nacional e internacional, competências necessárias aos trabalhadores, em indústrias que estão passando pelo processo de transformação digital ou manufatura avançada. O Centro tem como meta, estruturar esse documento ainda neste ano.

Iniciativas como esta, são de suma importância frente ao aumento na expectativa de vida da população e a digitalização da nova geração na qual estamos presenciando. É fundamental, portanto, que essa nova era tecnológica seja aliada ao envelhecimento populacional dentro das empresas, permitindo uma melhor adaptação dos trabalhadores no mercado de trabalho.

O CIS já conta com uma variedade de soluções industriais, com foco na longevidade e produtividade dos trabalhadores brasileiros, preparando líderes e gestores para essas mudanças demográficas que já estão acontecendo em várias regiões do Brasil e do mundo.

Frente a esse cenário, é importante disseminar um maior entendimento sobre essa nova revolução digital, para que ao invés de extinguir postos de trabalho, esta seja fonte de novas oportunidades, que inclusive, exigem maiores habilidades e conhecimento, e, portanto, uma visão mais ampla vinda da liderança industrial para os trabalhadores, na qual o CIS colabora amplamente.

Leia também: Encontro oportuniza troca de ideias relacionadas à indústria 4.0 nas empresas