Foto: Nguyen Nguyen

O Centro de Inovação Longevidade e Produtividade (CIS LP) do SESI PR, promoveu nos dias 16 e 17, dois encontros a Rede Longevidade. O evento aconteceu na Casa Heitor Stockler de França, em Curitiba, e contou com a participação de representantes de diversas regiões do Brasil.

Foram disponibilizados aos participantes: apresentação de soluções inovadoras, troca de ideias, oficinas e atividades dinâmicas, visando um melhor entendimento sobre a transição demográfica e como esse fenômeno, em pouco tempo, impactará a sociedade e as organizações.

Segundo a ONU, em 2020, o número de pessoas com mais de 60 anos ultrapassará o de crianças com até cinco anos pela primeira vez, chegando à 2 bilhões até 2050. O que resulta em mudança brusca no perfil da população mundial. No Brasil, essa mudança é ainda mais evidente, pois o envelhecimento populacional ocorre em ritmo acelerado.

Portanto, é fundamental sensibilizar a todos para a importância da manutenção da capacidade para o trabalho, pois em breve a maior parte da força de trabalho será mais experiente. É importante que gestão da idade das equipes de trabalho seja feita e que soluções inovadoras sejam propostas para ajudar na qualidade de vida dos trabalhadores.

O evento foi uma oportunidade para fortalecer a Rede Longevidade e articular projetos e ações conjuntas.