Envelhecimento da população
Foto: ONU

Todas as populações estão envelhecendo

A 50ª sessão da Comissão de População e Desenvolvimento abriu com um apelo do secretário-geral, António Guterres. Segundo ele, os governos devem promover medidas para retardar o processo de envelhecimento da população.

Em mensagem apresentada no início da reunião, que dura até sexta-feira, Guterres destaca que praticamente todas as populações estão envelhecendo. O pronunciamento foi apresentado pela sua chefe de Gabinete, a brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Aposentados

A nota destaca que países onde o envelhecimento está em fase avançada veem diminuir a sua população em idade ativa; e a crescer o número de aposentados.

Para o chefe da ONU, o investimento no grupo ajudaria a superar dificuldades financeiras da terceira idade, através da promoção do envelhecimento saudável e garantindo a participação plena dos idosos na sociedade.

A sugestão da ONU é que em nações onde os nascimentos estão em queda sem precedentes se invista nos pais e, especialmente nas mães, para que estas possam gerir tanto as exigências do trabalho como a criação dos filhos.

Envelhecimento

Ao abordar a migração internacional, a mensagem do chefe da ONU defende que o tipo de movimento pode ajudar a enfrentar os desafios de envelhecimento populacional aumentando trabalhadores e reduzindo a média de idade da população.

A mensagem encoraja aos governos a facilitar a migração segura, ordenada e regular.

O evento aborda avanços do Programa de Ação do Cairo, o qual o chefe da ONU considera ainda “inacabado”. Em 2014, a capital egípcia acolheu o maior evento global sobre temas populacionais.

O pronunciamento destaca que nos países em desenvolvimento uma em cada três meninas é casada antes dos 18 anos. Isso limita as suas perspetivas e em casos de gravidez na adolescência, ameaça a sua vida e saúde.

Planeamento

Pelo menos 215 milhões de mulheres precisam de métodos modernos de planejamento familiar.

As Nações Umidas defendem a proteção das mais de 800 mulheres que ainda morrem diariamente devido a causas relacionadas à gravidez, ao parto e ao aborto inseguro.

A mensagem fecha com um pedido do secretário-geral a um compromisso global sustentado para garantir que não sejam perdidos os frágeis ganhos do passado.