Foto: Deydjan Dias

No Congresso Sesi ODS 2017, o tema longevidade e produtividade foi o foco da Oficina Análise e interpretação de indicadores: longevidade e produtividade.  A Oficina disponibilizou aos participantes materiais relacionados aos indicadores do Portal Longevidade e Produtividade (www.longevidade.ind.br) e oportunizou reflexão e trocas de ideias sobre o tema. Entre os participantes haviam representantes de empresas, instituições públicas e do terceiro setor. A Oficina contou com as facilitadoras Noélly Mercer, Isabela Drago e Yara Prates.

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater sobre os indicadores do Portal Longevidade, houve troca de informações entre os grupos sobre diferentes temas relacionados à longevidade da força de trabalho.

O aumento da expectativa de vida e a queda da fecundidade está mudando drasticamente o perfil demográfico brasileiro. Dentre tantas mudanças, uma delas é a maior permanência das pessoas no mercado de trabalho e até mesmo um retorno alguns anos após aposentadoria, por uma necessidade financeira ou mesmo pela vontade de exercer uma nova carreira.

Os indicadores mostram que o envelhecimento da população é irreversível. Em 2015, Alexandre Kalashe, especialista em envelhecimento, comentou que “33 anos a mais de vida é uma grande conquista, temos que nos preparar psicologicamente e fisicamente para essa nova etapa”.  Devemos portanto, ficar atentos às oportunidades que esse fenômeno está causando e ainda irá causar no Brasil.

Leia também:  Aumento da longevidade pede mudanças