Em parceira com a Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro de Inovação Sesi (CIS) Longevidade e Produtividade realiza o Innovation Day, evento que reúne interessados e especialistas em saúde para promover a discussão e a construção de soluções inovadoras na área.

O evento faz parte de uma série de ações realizadas pela Rede de Inovação em Saúde, composta por diversas instituições do estado, como a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, os Amigos do HC, a Academia Médica, entre outras, e conta com o apoio de diversos departamentos e cursos da UFPR.

No dia 30 de novembro, participantes do Innovation Day debateram sobre o desafio enfrentado pelas organizações públicas e privadas frente a uma das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) que mais impactam na longevidade da população: o câncer.

De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2016, aproximadamente 80% dos casos de câncer são decorrentes de fatores externos, que incluem os hábitos e comportamentos das pessoas. Nesse contexto, torna-se fundamental pensar em soluções que possam contribuir para que a prevenção ao câncer seja mais efetiva.

O objetivo do encontro foi aprender e aplicar ferramentas para inovação, trocar ideias e buscar soluções colaborativas que incentivem as pessoas a adotarem um comportamento preventivo em relação ao câncer. Para isso, a equipe do CIS, em conjunto com o Professor Cleverson Cunha da UFPR, conduziu as atividades, utilizando as metodologias de Investigação Apreciativa e Design Sprint.

Durante o encontro, foi realizada uma oficina, voltada à geração de soluções para melhorar a saúde, que contribuiu para a troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam neste campo.

Como resultado, foram prototipadas quatro ideias que podem auxiliar as pessoas a cuidarem melhor da saúde e se prevenirem contra o câncer, sendo uma delas relacionada ao programa Cuide-se+. O evento possibilitou ainda o networking com diversos atores do ecossistema de saúde, incluindo universidades, organizações públicas e privadas, além de pessoas interessadas no tema.

A programação de eventos da Rede de Inovação em Saúde está disponível no site: http://www.inovacao.ufpr.br/portal/eventos/