Foto: Longevidade Expo+Fórum

Com palestra do economista Eduardo Giannetti da Fonseca e a presença de quase 40 CEOs de grandes empresas, o Grupo Couromoda apresentou oficialmente ao mercado o seu novo empreendimento, a Longevidade Expo + Fórum. O evento, que acontecerá em julho de 2019, na capital paulista, tem como foco oferecer qualidade de vida e bem-estar ao mercado sênior brasileiro e funcionará como um canal de relacionamento, negócios e informação para o público 50+.

Um almoço realizado no dia 20 de setembro no Hotel Emiliano, em São Paulo, foi o primeiro de três encontros programados para apresentar o novo projeto a grupos selecionados de empresários da indústria e do setor de serviços. O primeiro encontro teve a participação de executivos de empresas e instituições com Accor, AGR, Amil, AON, Bosch, Dasa, Delta, Farmais, Gocil, GP, HIP Hotels Internacional, Multiplan, Safra, SAS, Saúde Controle, Seguros Unimed, Tave Pharma, Tof, Transunion, UBS, Wappa, Zodiac e Abimo.

“O Brasil tem hoje 51 milhões de habitantes com mais de 50 anos, que estão vivendo mais e melhor, com maior autonomia e independência financeira”, destacou o empresário Francisco Santos, empreendedor do novo evento. “Este grupo está se tornando a grande força do mercado. Estima-se que, em 2017, seus gastos com bens, produtos e serviços tenham superado 1,6 trilhão de reais, especialmente em áreas como turismo, tecnologia, saúde, beleza, moda, cultura e bem-estar”.

Por outro lado, o rápido envelhecimento da população, somado à redução da natalidade, está gerando importantes mudanças de mercado e isto passa a exigir mais agilidade e adaptação das empresas para entender e atender às novas demandas. “É sobre este cenário que a Longevidade Expo + Fórum vai atuar, aproximando empresas e consumidores, destacando as boas iniciativas que já se apresentam e ampliando a visibilidade sobre um setor que cresce muito rapidamente e que abre inúmeras oportunidades de relacionamento, conhecimento e novos negócios”, complementou Ana Jussara Leite, diretora do projeto.

Conhecimento e comportamento

Informação e comportamento foram dois temas muito debatidos durante a apresentação do novo evento. A área de Fórum que acompanhará a Feira Longevidade contará com vários congressos e seminários, para público empresarial e público geral. O Congresso da Longevidade Seguros Unimed será o evento oficial do evento e o presidente da seguradora, Helton Freitas , destacou “o compromisso da empresa de colaborar para transformar realidades e viabilizar um futuro saudável para as pessoas, para as instituições e para o Brasil. Entendemos como parte da nossa missão influenciar políticas sustentáveis e mais igualitárias, que contemplem não apenas os que já envelheceram, mas também os que estão envelhecendo”.

Transição demográfica e impacto econômico

Autor do best-seller “O Valor do Amanhã”, o economista e escritorEduardo Giannetti da Fonseca foi o convidado especial do encontro. Ao abrir sua explanação, destacou que “não há tema mais atual e mais prospectivo do que a longevidade. Se alguém me perguntar qual é o acontecimento mais importante da nossa geração de brasileiros, eu não teria muita dúvida em dizer que é a transição demográfica pela qual estamos passando. Demografia não é um assunto que apareça nas manchetes e entusiasme a opinião pública, porque trata de mudança lenta, mas cujo impacto e importância transcende, provavelmente, qualquer outra dimensão da existência social”.

Debate e interação

Após a apresentação do projeto da Longevidade Expo + Fórum e as considerações do professor Giannetti, o jornalista Aluízio Falcão Filho comandou um debate com os empresários, do qual resultaram manifestações muito relevantes.

Paulo Ricardo Oliveira, CEO da Farmais, destacou a importância da longevidade no crescimento do mercado farmacêutico. “Há dez anos este mercado faturava R$ 35 bilhões, hoje fatura R$ 150 bilhões por ano. É um setor que cresce constantemente. Cerca de 70% da venda de uma farmácia é de medicamentos, enquanto 30% é de higiene e beleza. E mais de 60% dos medicamentos são vendidos para pessoas acima de 45 anos de idade, o público sênior, o nosso público”.

Paulo Mancio, SVP da AccorHotels,contou sobre experiências voltadas à terceira idade em seu ramo de atividades. Destacou que o turismo é um dos segmentos com maior taxa de crescimento do mundo, com 25 a 35% de aumento anual. Para o executivo, o preparo desse crescimento é um grande desafio na hotelaria, pensando sempre nas emoções que influenciarão o hóspede a voltar ou não a consumir o produto. “Mais de 30% das ocupações em hotéis da rede Accor na Europa são de público acima de 50 anos. Temos que estar preparados para eles. Nossos hotéis não podem ter banheiras, porque pessoas com essa idade começam a apresentar problemas de saúde. O chuveiro é diferenciado, a cama é diferenciada. A maneira como nós criamos esse conforto dentro do hotel é superimportante para garantir a experiência que o consumidor levará para fora do hotel”, detalhou o executivo.