Foto: CIAPP

A geração é marcada por mulheres que cuidam da casa, dos pais já idosos além dos filhos ainda dependentes.

A geração sanduíche (GS) é uma metáfora utilizada para descrever a pressão entre gerações. Se trata de uma geração definida por mulheres em meia idade, que cuidam tanto dos pais já idosos quanto de seus filhos ainda dependentes. Isso ocorre diante do aumento da expectativa de vida. Os pais, mesmo idosos, viverão mais tempo e os filhos acabam prorrogando a independência.

De acordo com o Estudo da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP (2008), a diminuição da mortalidade levará ao alongamento da vida dos habitantes no Brasil e a baixa fecundidade acabará impulsionando adultos com menos irmãos, implicando assim na falta de ajuda para cuidar dos pais. Segundo o estudo, com base em dados do IBGE, a expectativa de vida passou de 48 anos, em 1960, para 74,6 anos em 2012. No Brasil, em 1960, a fecundidade total era de, aproximadamente, 6 filhos por mulher. Em 2010, essa taxa passou para 1,9, trazendo assim uma geração de pessoas mais velhas.

 Mais indicadores demográficos no Portal Longevidade & Produtividade

De acordo com a literatura sobre o tema, a falta de disposição dos filhos em atender os pais trará no futuro um maior número de pais idosos e sem cuidados. Diante disso, as entidades públicas ou privadas serão mais procuradas para fornecer o atendimento adequado a essas pessoas.

Segundo o estudo, com base em dados do IBGE, a expectativa de vida passou de 48 anos, em 1960, para 74,6 anos em 2012.

O estudo destaca que o cuidado com os pais idosos não contabiliza como atividade doméstica. Prevendo, assim, que as mulheres da geração sanduíche tenham uma vida mais exaustiva diante da sobrecarga de cuidar de filhos, pais e talvez até de netos.

O estudo da ABEP afirma que, em 2008, aproximadamente 30 milhões de mulheres entre 15 e 69 anos tinham mãe e filhos ainda vivos, sendo que mais da metade ainda apresentavam filhos dependentes. Afirma, também, que a maior hipótese de viver com ambas as gerações é entre os 20-24 anos.

 

Referências: OGLOBO Estudo ABEP (2008)  alapop.org