Soluções do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade para o seu negócio

O Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, tem o objetivo de realizar estudos, pesquisas e desenvolver produtos e serviços para a indústria nacional, relacionados às mudanças que estão ocorrendo no perfil demográfico da população brasileira e suas consequências na força de trabalho.

Através de consultorias personalizadas de acordo com as necessidades das indústrias parceiras, o Centro desenvolve metodologias que propiciem a o envelhecimento ativo e saudável da força de trabalho, bem como o relacionamento intergeracional, afim de manter os índices de produtividade independente da faixa etária do trabalhador.

O corpo técnico multidisciplinar, permite a análise do ambiente a partir de diferentes perspectivas, tornando o diagnóstico e a metodologia desenvolvida completa e abrangente, contribuindo para a melhoria de indicadores de produtividade, por meio de retenção do conhecimento, manutenção do ambiente de trabalho seguro e saudável, incentivo a auto-gestão da carreira, práticas saudáveis e destacando a capacidade funcional de cada trabalhador.

Conheça nossas soluções:

Consultoria Trabalho em Equilíbrio

Como funciona

A consultoria tem como objetivo oferecer às indústrias um sistema de gestão de riscos psicossociais no trabalho para a longevidade produtiva, com a finalidade de promover um contexto laboral cada vez mais favorável ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental dos trabalhadores ao longo da sua vida produtiva.

Contempla as seguintes etapas:

  • Capacitações para gestores;
  • Avaliação da exposição do trabalhador aos riscos psicossociais;
  • Avaliação das medidas e as estratégias de gestão adotadas pela empresa que contribuem para a prevenção dos riscos psicossociais;
  • Avaliação das condições de trabalho que impactam em sua saúde no longo prazo;
  • Identificação das lacunas existentes entre as medidas adotadas pelas empresas e os fatores de risco a que estão expostos os trabalhadores;
  • Construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa com foco na longevidade produtiva;
  • Implementação do plano de ação e acompanhamento da sua operacionalização junto à empresa;
  • Desenvolvimento de ações educativas e preventivas junto aos trabalhadores por meio de oficinas temáticas, palestras e disponibilização de mídias informativas.

Relevância

A longevidade produtiva é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas em países cuja população está em processo de envelhecimento. O ambiente laboral precisa dar suporte ao trabalhador para a manutenção de uma boa capacidade cognitiva e física, e para uma atitude ativa em relação à vida. Sabe-se que os ambientes de trabalho saudáveis influenciam positivamente na saúde dos trabalhadores. Assim, é fundamental promover a manutenção da capacidade para o trabalho, garantindo que o trabalho não aumente as doenças nem a probabilidade de deficiência funcional decorrente destas.

A prevenção dos transtornos mentais e comportamentais é cada vez mais importante nesse contexto, pois já são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e de benefícios concedidos pela Previdência Social no Brasil, sendo responsáveis também por grande perda da qualidade de vida da pessoa ao longo dos anos.

Com relação à saúde mental, é importante que as organizações estejam atentas aos fatores psicossociais do trabalho que, na sua interação com as necessidades/habilidades dos trabalhadores, podem causar danos à saúde. Para isso, a avaliação e gestão dos riscos psicossociais são internacionalmente reconhecidas como as principais estratégias que uma empresa deve adotar para promover um ambiente favorável à saúde mental do trabalhador e, consequentemente, à longevidade produtiva.

Benefícios

  • Promoção da saúde mental do trabalhador
  • Prevenção de riscos à saúde
  • Manutenção da capacidade para o trabalho
  • Identificação dos fatores de risco e dos fatores de proteção à saúde mental do trabalhador
  • Melhoria da gestão
  • Desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
  • Informação aos trabalhadores

entre em contato

Consultoria Geração e Trabalho

A sua indústria tem três gerações trabalhando no mesmo ambiente?

Se a sua resposta for sim, temos uma solução para melhorar o relacionamento intergeracional. A consultoria Gerações e Trabalho promove um ambiente inovador para que os trabalhadores, de diferentes faixas etárias, possam aumentar a sua produtividade e, ainda, melhorar o clima organizacional.

Se a sua resposta for não, esta é uma oportunidade de se antecipar ao desafio, devido ao aumento da expectativa de vida, mudanças na previdência e declínio da taxa de nascimentos.

Como funciona

A metodologia é dividida em quatro módulos, totalizando uma carga horária de 30 horas presenciais, com duração de 2 a 3 meses.

A indústria seleciona o grupo de trabalhadores com as seguintes características: diferentes faixas etárias, gênero e tempo de empresa.

Este grupo passará por diversas oficinas que terão uma abordagem teórica-prática e definirão desafios e soluções de forma conjunta.

As entregas são: perfil demográfico da empresa e relatório das melhorias obtidas.

Benefícios para a indústria

  • Disseminação da informação sobre longevidade e a importância do relacionamento interpessoal;
  • Criação de um espaço de diálogo entre os trabalhadores da indústria;
  • Valorização das competências intergeracionais na indústria;
  • Apresentação de ferramentas para a proposição dos desafios e soluções conjuntas.

entre em contato

Consultoria em Longevidade Produtiva

Objetivo

Desenvolver competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização.

Um número cada vez maior de desafios na vida profissional e mudanças na vida pessoal mostram que é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um. A consultoria é baseada na metodologia Towards Sucessful Seniority – FIOH e descreve, em termos gerais, habilidades importantes que cada um pode desenvolver com o objetivo de conquistar a longevidade saudável e produtiva.

É oferecida para grupos de até 20 participantes e aborda assuntos relacionados à gestão de carreira e à promoção da saúde, de forma interdisciplinar e interativa, conduzida por dois profissionais que atuam como agentes mediadores do processo.

Como funciona

São abordados temas como a gestão do trabalho e o planejamento da carreira, o que permite identificar pontos fortes e objetivos de desenvolvimento pessoal; prever possíveis contratempos e criar soluções para superá-los; pensar sobre como manter a capacidade funcional, associada a ações de autocuidado e alimentação para a longevidade, além de dicas para bem cuidar das finanças pessoais. Ao final, pretende-se que todos elaborem um Plano de Vida, com objetivos e metas de médio e curto prazo.

Temas

  1. Competências pessoais e vida profissional.
  2. Aprendizagem ao longo da vida.
  3. Ambiente de trabalho: estrutura, papéis e redes de relacionamento.
  4. Gestão do estresse.
  5. Capacidade funcional.
  6. Alimentação para a longevidade.
  7. Práticas saudáveis de nutrição.
  8. Autocuidado.
  9. Finanças pessoais.
  10. Plano de vida.

Benefícios para as Indústrias e seus Trabalhadores

  • Oferece alternativas visando à preparação para uma vida longa saudável.
  • Promove mecanismos para o reconhecimento das competências e talentos da empresa apoiando nas questões relacionadas à motivação e engajamento.
  • Incentivo à melhoria de estilo de vida e prevenção de doenças.
  • Reduz custos relacionados à baixa produtividade.
  • Empresas melhor preparadas para as mudanças relativas ao envelhecimento da força de trabalho, apoiando na redução de despesas com a saúde do trabalhador.

entre em contato

Consultoria Gestão para a Longevidade Produtiva

Como funciona

Trata-se de uma consultoria voltada para capacitar as lideranças e os profissionais da área de gestão de pessoas para atuarem na gestão da longevidade e envelhecimento ativo de seus trabalhadores. Além disso, oferece ferramentas e informações sobre a longevidade no ambiente de trabalho com foco na ampliação da capacidade para o trabalho e manutenção dos índices de produtividade.

Possui 5 etapas com uma carga horária de 40 horas, dividida entre capacitação presencial e online, world café e implementação de plano de ação.

Diferencial

Metodologia imersiva com a utilização de projeção em 360º num ambiente lúdico e diferenciado – Domo Geodésico que garante melhor assimilação do conteúdo em menor tempo;

O conteúdo online é realizado via mobile com o uso de inteligência artificial.

Benefícios

Disseminação da informação sobre longevidade e a importância da manutenção da capacidade para o trabalho;

Criação de um espaço de diálogo lúdico entre os gestores e o RH;

Priorização das competências na indústria, conforme perfil etário identificado;

Definição de ações conjuntas entre gerentes e Rh que visam a implementação de uma política de Rh que contemple a gestão da idade na indústria;

Apresentação de ferramentas para a proposição dos desafios e soluções conjuntas.

entre em contato

 

Precisa de uma consultoria na sua indústria?

fale com a gente