Soluções do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade para o seu negócio

O Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, desenvolve estudos e pesquisas com o objetivo de  assegurar a capacidade para o trabalho em todas as fases da vida dos trabalhadores, por meio do autocuidado, cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Essas pesquisas resultaram em metodologias e consultorias inovadoras, voltadas aos trabalhadores e gestores dos setores industriais, personalizadas de acordo com as necessidades das indústrias, sob os pilares: saúde, segurança, diversidade e tecnologias para a saúde.

O corpo técnico multidisciplinar, permite a análise do ambiente a partir de diferentes perspectivas, tornando o diagnóstico e a metodologia desenvolvida completa e abrangente, contribuindo para a melhoria de indicadores de produtividade, por meio de retenção do conhecimento, manutenção do ambiente de trabalho seguro e saudável, incentivo a auto-gestão da carreira, práticas saudáveis e destacando a capacidade funcional de cada trabalhador.

Conheça nossas soluções:

Relações Intergeracionais

Como funciona

Uma consultoria que visa capacitar os trabalhadores sobre a longevidade no ambiente de trabalho e para  o trabalho em equipe com foco no relacionamento intergeracional.

A consultoria promove um ambiente para inovação organizacional com valorização e retenção das competências intergeracionais na indústria. Este trabalho é realizado com a execução de quatro módulos, a partir da realização de uma pesquisa para apresentação do perfil demográfico da indústria; com a definição de ações em conjunto com foco em inovação, retenção e valorização das competências intergeracionais.

Foco: Trabalhadores da Indústria

Benefícios

  • Curto prazo: Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica, ampliação do conhecimento sobre o tema;
  • No médio e longo prazo e com a implantação dos planos de ação os impactos são:
    • Fortalecimento do relacionamento intergeracional;
    • Retenção de talentos;
    • Melhora do clima organizacional;

entre em contato

Gestão dos Fatores Psicossociais

Como funciona

A consultoria Gestão de Fatores Psicossociais, baseada nos documentos que lhe serviram de inspiração, tem como finalidade conhecer os riscos psicossociais para preveni-los ou eliminá-los na origem, por meio de estratégias de gestão.

Oferecer às empresas uma consultoria para a implementação de políticas e práticas de gestão dos riscos psicossociais no trabalho e de manutenção da capacidade laboral a eles relacionada, que permita:

  • Capacitar os gestores, equipe de trabalho e de recursos humanos na temática que envolve a gestão dos riscos psicossociais no trabalho para a longevidade produtiva;
  • Avaliar a exposição do trabalhador aos riscos psicossociais que impactam na longevidade produtiva;
  • Avaliar as medidas e as estratégias de gestão adotadas pela empresa que contribuem para prevenção dos riscos psicossociais;
  • Subsidiar a construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa;
  • Acompanhar a implementação dos planos de ação junto à empresa;
  • Desenvolver ações educativas e preventivas junto aos trabalhadores.

Foco: Trabalhadores da Indústria

Benefícios

  • Avaliação da exposição dos trabalhadores aos riscos psicossociais;
  • Levantamento das medidas e estratégias de gestão adotadas pela empresa que contribuem para prevenção dos riscos psicossociais;
  • Gestores e equipes capacitadas na temática;
  • Construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa;
  • Estabelecimento de indicadores que possibilitem medir os riscos psicossociais, e consequentemente gerenciá-los;

Esta consultoria pretende que as indústrias que implementarem a Gestão de Fatores Psicossociais tenham como ganho não apenas a redução do absenteísmo e presenteísmo e incremento na produtividade, mas que promovam ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental dos trabalhadores ao longo da sua vida produtiva.

entre em contato

Gestão para Longevidade

Como Funciona

Uma consultoria que visa capacitar as lideranças e os profissionais da área de gestão de pessoas para atuarem na gestão da longevidade e envelhecimento ativo de seus trabalhadores.

Durante a vivência os lideres receberam informações sobre a longevidade no ambiente de trabalho com foco na ampliação da capacidade para o trabalho e manutenção dos índices de produtividade.

Além disso, a vivencia consiste na identificação de problemas no ambiente industrial que estejam relacionados às questões da idade e transição demográfica. Ao reconhecerem os problemas os líderes propõem ideias de melhorias no ambiente industrial. Essas ideias são apresentadas ao RH para a formulação de planos de ações.

Todas as ideais elencadas tratam de problemas percebidos pelos gestores que em geral são de fácil implantação, mas com foco em resultados para a companhia.

Foco: Líderes e Gestores

Benefícios

Curto prazo: Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica, ampliação do conhecimento sobre o tema

No médio e longo prazo e com a implantação dos planos de ação os impactos são:

  • Redução dos afastamentos;
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores;
  • Redução da rotatividade.

entre em contato

Vida e Trabalho

Como funciona

Uma consultoria que visa desenvolver competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização. Um número cada vez maior de desafios na vida profissional e mudanças na vida pessoal mostram que é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um. A consultoria é baseada na metodologia Towards Sucessful Seniority – FIOH e descreve, em termos gerais, habilidades importantes que cada um pode desenvolver com o objetivo de conquistar a longevidade saudável e produtiva. É oferecida para grupos de até 20 participantes e aborda assuntos relacionados à gestão de carreira e à promoção da saúde, de forma interdisciplinar e interativa, conduzida por dois profissionais que atuam como agentes mediadores do processo.

Durante a vivência os trabalhadores recebem informações sobre as competências pessoais e profissionais e como desenvolve-las.

Foco: Trabalhadores da Indústria

Benefícios

Curto prazo: Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica, ampliação do conhecimento sobre o tema capacidade para o trabalho, desenvolver competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização, oferecer instrumentos para orientar a autogestão da saúde do trabalhador de forma holística, apoiar a identificação de pontos fortes dos participantes, encorajando o aprendizado contínuo e a gestão da carreira; orientar na elaboração de Plano de Vida do colaborador para os próximos 05 anos.

No médio e longo prazo e com a implantação dos planos de ação os impactos são:

  • Redução dos afastamentos;
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores;
  • Redução da rotatividade.

entre em contato

Prevenção de DCNT para a Longevidade (por meio do Programa Sesi Cuide-se +)

Como funciona

Serviço para estimular os trabalhadores da indústria portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) a mudarem seus comportamentos em relação à alimentação e atividade física, com o propósito de orientá-los para o controle das doenças e de possíveis agravos.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes prematuras ocorridas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Estima-se ainda que no Brasil, até 2030, as perdas totalizem 8,7% do PIB em decorrência dos casos de absenteísmo, presenteísmo e aposentadoria precoce, causados por doenças crônicas.

Como uma maneira de alertar para esses dados, o Sesi no Paraná destaca as atividades de promoção da saúde, por meio de uma consultoria interdisciplinar do eixo de Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, do Programa Cuide-se +. Embora o eixo tenha sido lançado recentemente com o objetivo de estimular os trabalhadores a melhorar os hábitos de vida e promover reflexos nos indicadores de saúde e produtividade.

Foco: Realização de atividades em grupo para o apoio ao autocuidado com portadores de DCNT: obesidade e hipertensão

Benefícios

  • Apoiar na prevenção do afastamento ao trabalho;
  • Sensibilizar os funcionários das indústrias com hipertensão e obesidade sobre as DCNT e seus fatores de risco;
  • Estimular os trabalhadores da indústria para o autocuidado em saúde , através de intervenções interdisciplinares da educação física, nutrição, enfermagem e psicologia;
  • Orientar sobre a importância de hábitos saudáveis para minimizar os efeitos das DCNT na saúde dos trabalhadores, melhorando a sua condição física e mental;
  • Evitar os agravos das DCNT nos trabalhadores a indústria;

entre em contato

Reinvenção do Trabalho 60+

Como funciona

Uma consultoria voltada a pessoas com mais de 50 ou 60 anos, com dois objetivos principais:

1)     Apoiar pessoas com 50+ e 60+a se prepararem para um segundo ciclo de vida e carreira.

2)     Apoiar as indústrias para oportunidades e desafios relacionados à longevidade e à intergeracionalidade.

O ponto de partida dos trabalhos é uma autoavaliação pelos participantes, a partir de 7 dimensões: identidade, trabalho, tempo livre, relacionamentos, finanças, saúde, sentido da vida. Essa etapa prepara objetivamente para as demais, onde são tratados temas e realizadas atividades como:

  • mudança e transição, com as possibilidades e limitações do envelhecer humano e a construção de uma nova identidade, com base na identificação dos ativos tangíveis e intangíveis adquiridos ao longo da vida;
  • construção do propósito para a segunda metade da vida, com a análise das competências de futuro necessárias para seu alcance e o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nova agenda mundial de desenvolvimento;
  • construção do novo portfólio pessoal.

Nos encontros, os participantes recebem informações sobre as variáveis do envelhecer humano, em especial, sobre as possibilidades que  – dependendo de cada um – permitirão “reinaugurar” um novo ciclo de vida produtivo nas organizações, na sociedade e também na vida pessoal.

A vivência expande a compreensão desse potencial para as próprias organizações, que – tendo em vista a rapidez do processo de envelhecimento da população brasileira – poderão considerar esses profissionais no atendimento ao dinamismo e desafios exigidos das empresas para a gestão de seus negócios.

Foco: pessoas com mais de 50 ou 60 anos.

Benefícios

Curto prazo:

  • Informação e entendimento sobre os potenciais de profissionais “sênior”,  especialmente sobre o que representam para enfrentar os desafios do empreendedor da atualidade.
  • Experiência de trabalho com profissionais “sênior” proporcionada pela vivência na indústria.

No médio e longo prazo:

  • Identificação de conhecimentos essenciais existentes nas equipes de trabalho que não podem ser perdidos, e ações planejadas para tal.
  • Desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho, considerando  alternativas adequadas às necessidades da empresa e aos interesses dos profissionais.
  • Aumento da produtividade, pelo melhor aproveitamento da capacidade para o trabalho dos profissionais.

entre em contato

Gestão da Diversidade

Como funciona

Consultoria que visa promover a diversidade humana nas indústrias.

Visa capacitar as indústrias para que possam implementar ou aperfeiçoar a gestão da diversidade em todas as suas esferas, sendo estas compostas por equidade de gênero, LGBT, pessoas com deficiência, mapeamento de postos de trabalho para pessoas com deficiência, acessibilidade arquitetônica, raça e etnia.

Foco: Líderes, Gestores, Colaboradores em geral

Benefícios

Curto prazo: Sensibilização e informação sobre a temática diversidade, ampliação do conhecimento sobre o tema e atendimento da legislação.

No médio e longo prazo e com a implantação dos planos de ação os impactos são:

  • Atendimento da cota para pessoas com deficiência, dessa forma, a vulnerabilidade legal é reduzida;
  • Processo de contratação de pessoas com deficiência torna-se assertivo;
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores;
  • Desenvolve competências comportamentais;
  • Redução da rotatividade;

entre em contato

 

Precisa de uma consultoria na sua indústria?

fale com a gente