Congresso Internacional de Envelhecimento Humano
Reprodução: V CIEH

O Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH), com realização bianual, teve sua primeira edição em 2007. O evento foi criado com objetivo de oportunizar a estudantes, profissionais e pesquisadores, discussões acerca da longevidade. Das transformações dos impactos e perspectivas para o envelhecimento bem sucedido. Fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre participantes e instituições interessadas na temática e estimular a produção de conhecimento.

Em 2017, em sua quinta edição, o CIEH tem como temática a discussão sobre “Ciência e Representações da Longevidade”. Destaca sobre as representações da velhice na sociedade contemporânea, em um primeiro momento, o aumento do número da população idosa. Estudos da ONU mostram que, em 1975, o nº de pessoas com + 60 anos era em torno de 300 milhões. Estimativas apontam que, em 2025, o nº de pessoas com + 60 anos ultrapassará a marca de 1 bilhão. O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global e caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida. O envelhecimento é um tema cada vez mais recorrente nos estudos científicos, devido, dentre outros fatores, a esse aumento expressivo do número de idosos.

O CIEH é um evento científico que engloba atividades que possibilitam o debate entre os participantes através de conferências, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, atividades culturais, dentre outras, com um amplo acesso as diversas formas de informação acerca do envelhecimento e uma grande oportunidade de troca de experiências. O evento supera as expectativas a cada edição. Em 2007 contou com 1300 participantes e cerca de 600 trabalhos submetidos, até atingir a marca de 2100 congressistas efetivamente credenciados e 1200 trabalhos apresentados em sua quarta edição, realizada em 2015. Neste ano de 2017, comemoramos 10 anos de um evento consolidado entre os profissionais, professores, estudantes e interessados na área. Em 10 anos e 4 edições, recebemos mais de 7000 congressistas, cerca de 200 palestrantes e 4000 trabalhos apresentados.

Estes números marcam uma história de sucesso e consolidação na comunidade científica e profissional de um congresso que ressalta a importância de estudos sobre o envelhecimento humano.

Participe do V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO na cidade de Maceió – Alagoas.