Foto: Unibes Cultural

Do dia 27 de setembro até 1º de outubro, São Paulo será tomada por cerca de 200 atividades programadas para a Virada da Maturidade 2017, evento de conscientização e valorização do protagonismo do idoso na sociedade. A ação, que pretende receber mais de 20 mil pessoas, de todas as idades, reúne parceiros que têm ligação com a causa para promover e potencializar em um grande evento o resultado das ações pontuais.

Criada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a 3ª Virada da Maturidade tem como objetivo inspirar todas as gerações para a quebra de estereótipos negativos associados ao envelhecimento. “A reunião de parceiros envolvidos faz com que a causa do empoderamento da pessoa idosa como um todo ganhe força e mais visibilidade por meio de uma programação unificada”, destaca Fernanda.

O evento tem como patrocinadores confirmados o Aché Laboratórios, Fundação Semente Oré e Itaú Viver Mais. Já na lista dos parceiros para disponibilidade de atividades e/ou espaços estão empresas do segmento público e privado, por exemplo, as instituições de ensino PUC-SP, Fatec Ipiranga, Mackenzie e USP.  Entre os centros culturais participantes estão Unibes Cultural, Sesi, Sesc, Mube e Casa Guilherme de Almeida.

Alguns institutos e associações ligadas ao envelhecimento também estão confirmados, como Projeto Velho Amigo, Maturijobs, Instituto Longevidade Mongeral Aegon e ABRAZ-SP. Há ainda órgãos públicos parceiros como a Secretaria dos Direitos Humanos do Município de São Paulo e Coordenadoria do Idoso, Secretaria de Esporte e Lazer, bem como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Já no âmbito estadual, a Secretaria da Saúde está presente.

Segundo Bruno Assami, diretor-executivo da Unibes Cultural, a parceria ajuda na formação da cultura da longevidade em nossa cidade: “Ter esse tema e pessoas dessa faixa etária aqui continuamente nos ajuda a cumprir o papel de estimular uma visão de um mundo que olha a longevidade na sua ampla perspectiva da vida com prazer, com novos paradigmas e práticas”, analisa Assami.

Para ver a programação da virada, entre no site: www.viradadamaturidade.com.br