O envelhecimento populacional é uma realidade mundial e a inclusão de novas estratégias universais de desenvolvimento humano, social e econômico se constituem em pilares de sustentação para a humanidade.

Assim, a ciência tem propiciado avanços e inovações tecnológicas com o objetivo de beneficiar a vida no planeta, explorando novos caminhos de direcionamento para o futuro.

Temas relevantes vem sendo tratados no âmbito acadêmico que se referem ao aumento da expectativa de vida da população, à cura de inúmeras doenças, ao aumento da produção de alimentos e a melhoria da qualidade de vida.

No entanto, é preciso construir uma ponte de comunicação efetiva entre o conhecimento gerado no campo científico e os decorrentes benefícios à sociedade considerando a longevidade humana.

Para contribuir com estas premissas foi delineado o Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia; o II Simpósio Internacional do Envelhecimento, a I Jornada Farmacêutica do Cuidado ao Idoso e o Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia.